EXCON TÁPIO 2023

Tápio 2023: Treinamento médico para atuação em áreas de conflito e calamidades

O que acontece após o resgate da equipe SAR? Pela primeira vez, o Hospital de Campanha da Força Aérea participa da finalização do resgate feito pelo Homem-SAR
Publicada em: 02/09/2023 08:56
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos

No âmbito das ações de treinamento do Exercício Conjunto Tápio 2023, o trabalho do Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP) e das equipes de Busca e Salvamento revelou-se essencial. O treinamento simulou situações de resgate em áreas remotas e ações de recuperação de militares em perigo. Nesse cenário, os profissionais de saúde assumiram a responsabilidade de fornecer atendimento médico imediato logo após o resgate; o que também preparou a equipe de saúde para lidar com emergências de forma ágil e precisa.

Segundo a Comandante do HCAMP, Major Médica Juliana Freire Vandesteen, a equipe do hospital participou, pela primeira vez, das atividades recebendo a vítima que foi resgatada pelos homens de resgate e fornecendo atendimento pré-hospitalar tático (APH-T) e cuidados médicos cruciais. “A equipe recebe a vítima e traz para o hospital, onde ocorre um treinamento interno de como estabilizar a vítima, para podermos avaliar todas as condições de saúde dela, o que nos leva a decidir quais os procedimentos que devem ser realizados", explica a médica. 

Saúde Operacional

Além  de participar do treinamento dos militares, atuando em conjunto com a equipe SAR, o Hospital de Campanha desempenhou um papel vital na manutenção da saúde operacional, colocando à disposição, durante todo o Exercício, atendimento médico e odontológico para todos os militares que frequentaram a BACG, uma vez que a rotina intensa e as demandas físicas e mentais das operações militares exigem uma abordagem completa para garantir que eles estejam sempre preparados para o cumprimento das missões de Força Aérea.

A Chefe da Odontologia do HCAMP, Capitão Dentista Aline Reinozo Gonçalves destacou a importância da realização de atendimentos e procedimentos odontológicos no EXCON Tápio 2023, como forma de garantir a saúde de todos os envolvidos no treinamento militar. "Com este formato, conseguimos garantir que todos os militares pudessem participar das atividades que vieram propostos a fazer. Além disso, conseguimos atender às demandas daqueles que, devido à rotina de missões, não conseguem procurar os sistemas de saúde da FAB com tanta facilidade. Aqui temos condições para atender todas as demandas dos militares para que possam voltar 'de alta' para sua Unidade de origem", complementa.

Atendimentos e procedimento do HCAMP

O efetivo do Hospital de Campanha no EXCON Tápio realizou, entre o período de 12 a 31 de agosto, 491 atendimentos e procedimentos. Desse total, 39 atendimentos de clínica médica, 294 procedimentos odontológicos e 47 de enfermagem. Esses dados mostram que a presença do HCAMP não apenas reforçou a capacidade de resposta médica em situações críticas, mas também destacou a importância da saúde operacional em todos os aspectos do exercício.

Clique aqui e assista ao vídeo. 

Fotos: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER 

Vídeo: Sargento André Souza/ CECOMSAER